Em Maio de 1962 a obra foi adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company.
A 5 de Novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos de construção. As duas torres principais de aço carbono foram erguidas atingindo 190 metros de altura acima do nível da água.
Implantada em pleno rio, a fundação em betão armado, realizada empregando o método do caixão aberto, assenta na rocha basáltica a 82 m abaixo do nível da preia-mar de águas vivas.
Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril.
A 30 de Julho de 1999 a passagem de veículos ferroviários foi inaugurada.
Dados referentes ao ano de 2006 indicam a passagem na Ponte 25 de Abril de 7.000 carros, nos dois sentidos, na "hora de ponta" e 150.000 por dia, em média, o que corresponde a mais de 300.000 utilizadores diários.
A circulação ferroviária também é intensa, correspondendo à passagem de 157 comboios diariamente, nos dois sentidos, transportando cerca de 80.000 passageiros por dia.
Só no ano de 2007 foram transportados 22.000.000 de utentes pela via ferroviária.
A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.
Características
70 metros de altura do vão acima do nível da água
190 metros de altura das torres principais acima do nível da água
79 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, sul

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